13 coisas sobre a Cesariana que ninguém nunca te contou ♥

Eis aqui 13 coisas sobre a cesariana que ninguém te contou…

1. De olhos bem abertos

Se você acha que vai dormir por causa da anestesia, está enganada! Não são usados sedativos durante o parto cesárea, porque, se a mãe é sedada, o bebê também é. Você estará consciente o tempo todo (até para ver o rostinho do seu filho pela primeira vez), mas não vai sentir dor.

2. Vão colocar uma sonda em você…

…mas não se preocupe! É logo depois da anestesia, então não vai sentir nada. Ela é necessária para esvaziar a bexiga, já que você vai passar algum tempo deitada durante e após a cirurgia.

3. Puxa-empurra durante o parto

A anestesia vai fazer com que você não sinta dor, mas, como ela não é geral e não tem sedativos, você pode ter algumas sensações. Na hora em que o bebê vai nascer, o médico faz força para posicioná-lo e ajudá-lo a sair e você pode sentir umas mexidas. Mas nada de dor!


4. Você pode ficar enjoada

Como você vai ficar deitada, a barriga pode comprimir a veia cava e causar náuseas e queda de pressão. Os analgésicos também podem ter esses efeitos. Sentiu-se mal? Avise o anestesista. Ele vai pegar uma veia sua antes da cirurgia e é por ali que vão entrar os medicamentos necessários para corrigir qualquer alteração no seu metabolismo. O mal-estar pode surgir também depois do parto.

5. Tem algo queimando aqui?

Se você sentir um cheiro de queimado, não se assuste: é o bisturi elétrico. Ele é usado em quase todas as cirurgias e o odor é por conta da cauterização dos tecidos.


6. Será que fiquei com as pernas abertas?

Antes da anestesia, você fica com as pernas abertas para que logo depois seja colocada a sonda. Como o cérebro decora a última sensação antes da anestesia, pode parecer que as suas pernas continuam abertas durante a cirurgia. Mas é só uma impressão, porque assim que a sonda está no lugar certo, os auxiliares fecham as pernas da paciente.

7. Leve tremedeira

Pode ser nervoso, frio ou até efeito da anestesia (que causa perda de calor), mas o fato é que você pode tremer quando sair da sala de cirurgia. Os médicos sabem disso e, por isso, sempre colocam uma coberta antes da paciente ir para sala de recuperação. Fique tranquila, porque passa rápido!


9. Coceira no nariz

A morfina usada na anestesia pode provocar uma coceira no corpo e no rosto, mas isso é normal e passa em 24h. Se for muito intensa, o seu médico pode receitar medicações adequadas para cessar o desconforto.

10. Inchaço nos pés e nas mãos
Com o acúmulo de líquidos que acontece no seu organismo durante a gestação, é normal que você fique inchada nos primeiros dias depois do parto, principalmente nos pés e nas mãos. Apesar de ocorrer também em quem teve parto normal, é mais frequente nas mulheres que tiveram parto cesárea, porque a grávida fica mais imobilizada depois da cirurgia. Depois de uma semana, você começa a desinchar, mas repouso e drenagem linfática podem ajudar.

11. Sua pressão pode cair ao se levantar

O jejum, as horas deitadas e os efeitos dos medicamentos podem fazer você ficar tonta na primeira vez que se levantar depois do parto. O ideal é ficar sentada na cama de 10 a 15 minutos antes e ter a ajuda de uma enfermeira nesse momento.

12. Mais remédios

Para controlar a dor e melhorar a sua recuperação, você vai continuar tomando alguns medicamentos em casa, como analgésicos e antiinflamatórios, por até sete dias. Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando.

13. Um passo de cada vez

Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso. E dirigir… somente após 20 dias do parto. Se você pratica exercícios mais localizados, volte aos poucos e só depois de dois meses.

E o seu parto como foi? Conta pra gente…

Fontes: Fernanda Couto Fernandes, obstetra da Unifesp; Roseli Canegusuco, enfermeira obstétrica do Hospital Albert Einstein e Daniela Maeyama, ginecologista do Hospital São Luiz

27 comentários em “13 coisas sobre a Cesariana que ninguém nunca te contou ♥”

  1. Tive meu primeiro filho em 1995 no Brasil. Durante a cesárea senti muito frio e fome rs. O tempo tempo reclamei de fome e frio. Não senti quase nada de dores no pós parto. Tive o bebê num dia e alta no outro.
    13 anos depois tive minha filha no Japão. Não sei se foi por causa da minha idade e pelo fato de ter engordado 20kg durante a gravidez, mas senti muita dor no pós parto.
    O parto em si foi tranquilo e rápido, muito rápido. Mas levei 3 dias pra conseguir levantar da cama! A internação aqui é de uma semana, em alguns casos liberam com 5 dias. Fiquei 7 dias internada, com muita dor! Alguns dizem que a dosagem dos remédios no Japão é menor. E muitas vezes quando eu pedia algo pra dor, a enfermeira olhava o prontuário e dizia pra aguentar mais um pouco pq ainda não era a hora do remédio! Kkkkk
    Duas experiências bem diferentes.

  2. Tive minha bebê a 22 dias atrás meu parto cesárea foi TD maravilhoso o procedimento o atendimento da equipe TD foi dito aconteceu comigo mas a recuperação foi e está sendo muito difícil tive meu primeiro filho a 6 anos atrás e foi parto normal e foi bem diferente a recuperação mas correu tudo bem

  3. Na minha última cesárea foi horrível tive início de eclanpsia e ñ conseguia me levantar sozinha agora depois de 3 anos meus pontos estão saindo de dentro PRA fora nem sei o q fazê

  4. A minha cesariana não foi nada assim. Os 9 passos não existiram, depois de dois dias internada com menos de um dedo de dilatação, com 40s mais 4d, tive primeiro parto normal e só depois de utilizarem forcéps e ventosa no meu filho, teve de ser cesariana de urgência, fui completamente sedada e só depois vi meu filho já noa braços do meu marido. Tiveram de reanimar o menino. Já passarm 2 anos e estamos os 2 muito bem.

  5. Meu parto! Ah meu parto… Quando lembro choro e me emociono e agradeço a Deus por tá viva com meu bebê hoje fazendo 4 mês. Bom eu tive grávides de risco de alto risco por causa do meu problema de saúde.(hipotioredismo tireoide) meu bebê nasceu de parto normal himonizado amei mesmo 😍 foi tudo muito lindo achei que não ia aguentar mas deu tudo certo até então eu achei que estava tudo normal já queria levantar pegar meu bebê e etc… Mas não alguns minutos depôs ouvi :ela vai ter hemorragia vamo levar ela pro centro cirúrgico fiquei desesperada a placenta era retida (colada) ela não veio com o meu bebê fui pro centro cirúrgico 2 horas depois o remédio não descolou ela me levaram pro centro cirúrgico o médico disse que ia tentar fazer pelo canal da vagina me anestesiou geral logo depôs acordei .
    Ah infelizmente sua placenta não saiu vamos ter que fazer uma Cesária eu perdendo muito sangue 😢 minutos depois o médico disse que era uma guerreira ter passado por esses 3 procedimentos
    Hoje eu bem e o bebê fazendo 4 mesversario

  6. Eu tive 2 partos normais( muito tranquilos) na segunda gestação, o trabalho de parto durou 30 minutos. A terceira foi cesárea, passei muito mal, vomitei durante a cirurgia toda, senti dor quando estavam me costurando(sinto um pouco de dor de um lado até hj, minha filha tem 17 meses). Depois q fui pra casa comecei ter falta de ar e tive q tomar injeção pra melhorar. Se fosse ter outro filho e tivesse opção de escolha, jamais faria outra cesárea.

  7. O meu foi lindo,como imaginei,uma Cesária seguida de uma laqueadura cirurgia dos meus sonhos,tenho meu risco de leve,ki nunca vou e esquercer essa data 11/09/2011,nascimento,do meu casual Adriel isaac

  8. Já tem muito tempo! Mas foi exatamente assim, só não fiquei com inchaço após parto.

  9. Após a minha Cesária senti MT coceira no corpo, a anestesista disse que isso poderia acontecer pois era reação da anestesia.

  10. Tive meu lindo na quarta de parto cesárea, no sábado já estava dirigindo rsrs

  11. Tenho 3 filhos a 1foi parto normal, o 2e 3 filhos foram cesariana , não tive muita sorte, nos dias da cirurgias o segundo filho assim que saí da sala de recuperação tive uma emorragia, mas logo foi controlada, demorei 4anos pra engravidar e tive mais um filho com a cirurgia foi tudo ótimo, mas logo após a saída da sala de recuperação novamente eu sofri, tive uma dor insuportável até desmaiei,a médica me disse que não foram dado a mim uma medicação após a cesariana, e o útero estria se comprimindo meu Deus pensei que ia morrer, mas deu tudo certo foi dado a mim alguns remédios e duas doses de morfina. Hj estou com 47 anos e daria qualquer coisa pra ter mais um baby. Meu último, já que a idade não me permite ter mais. Amo ser mãe amo amamentar,❤️❤️💚💛🧡💜🖤💝💙💕💔💓

  12. C’est normal 20annes après sentir de Dolorès

  13. Meus membros inferiores incharam muito, achei estranho porque quase não inchei durante a gravidez. Senti bastante coceira na ponta do nariz; morri de medo de levantar pela primeira vez após o parto.
    Surgiu um tosse intensa com muita frequência, acho que isso fez com que a minha cirurgia levou 4 meses para eu deixar de sentir dores .

  14. Foi a 10 anos atraz, mais quase todas as orientações se encaixam em minha experiência, o que diferencia é que no momento da anestesia eu perdi as forças meus braços caíram totalmente e achei que estava morrendo, pedi para alguém se eu podia dormir e não iria morrer então desmaiei.
    Não vi o parto, entrei para sala de cirurgia e 25 minutos depois me chamaram ouvi o choro de meu filho e desmaiei novamente, 4 horas depois de acordei.
    É esperaram 7 horas para resolver que não teria outra forma seria uma cesaria pelo SUS (sistema único de Saúde) Hospital Rosa Pedrossia. Campo Grande MS.

  15. foi assim mesmo .não tive inchaço,tive um obstetra maravilhoso se tiver outro filho espero que seja sim também.

  16. A minha cesárea foi horrível.
    Senti dor, a anestesia deu reação e fiquei com uma dor de cabeça terrível (cefaléia) como se tivessem me dando marteladas na parte do pescoço e da cabeça, parecendo que eu iria ficar maluca, ninguém me avisou o que eu não podia fazer pra ter uma recuperação boa, fiquei com um frio imenso como se eu estivesse em um local com -0 graus e sem agasalhos.
    Agora estou grávida de novo com 37 semanas e espero que não passe por outra cesárea.

  17. O parto da minha primeira filha, tive a impressão que estava com as pernas abertas, senti ele mexerem na minha barriga, depois que eu fui para o quarto tive tremedeira, mas foi tudo tranquilo, minha segunda filha tive a mesma impressão, quando fui para o quarto tive muita dor de cabeça, a dor era tão forte que estava me dando náusea, tive também muitos gases acumulado na cirurgia, era horrível.

  18. Eu senti dores na barriga quanto tiraram o meu filho e a sonda nao foi colocada quando aplicaram a anestesia o resto e desse jeitinho mesmo

  19. Exatamente desse jeito senti tudo isso nossa

  20. Eu não tive os inchaços nem a tremedeira,mas os outros foi exatamente assim,Achei super tranquilo …Aconselho as futuras mamães para q façam caminhadas curtas no hospital msm,no corredor ou dentro do quarto para evitar o acúmulo de gases pq isso incomoda mto …Deus abençoe a todas nós!!!

    1. Meninas que tiveram cesárea vocês usaram cinta quanto tempo depois?

      1. no outro dia qdo pude levantar e tomar banho

      2. Eu coloquei a cinta no dia seguinte, no hospital

      3. Ola! Meu parto cesariano foi muito tranquilo, usei a cinta por dois meses me sentia mais segura com ela

  21. Exatamente! Do jeitinho que ocorreu meu parto!
    Mas vale MUITO a pena! E como vale 💜

    1. Tive 2 filhos e os dois foram cesario foi assim msm graças a Deus tiver ajudar da minha mãe e dos enfermeiros mais ocorreram muito bem 👏👌😍

    2. Exatamente! Não arrependo de ter feito cesariana. Com dois meses já voltei ao trabalho, dando aulas de ginástica em academias.

Comentários estão fechados.