“MEU BEBÊ MORREU NA CRECHE E TODOS PAIS PRECISAM SABER DO ERRO QUE TIROU SUA VIDA”

A mãe Erin Crider decidiu contar sua história para alertar pais e mães sobre um erro comum ao pôr o bebê pra dormir

A mãe australiana Erin Crider perdeu sua bebê Susannah aos seis meses de vida. A bebê morreu na creche, após a cuidadora cometer um erro na hora de coloca-la para dormir. Agora, Erin decidiu compartilhar sua história para alertar pais e mães sobre este erro muito frequente. Veja as palavras de Erin para o portal Kidspot a seguir:

“Eu perdi minha filha de seis meses, Susannah, treze meses atrás, sem aviso. A cuidadora da creche a colocou em uma cadeirinha de carro para que tirasse um cochilo. Mas ela não prendeu o cinto corretamente, ela só prendeu uma das tiras e nem fez isso com muita força. Ela colocou a cadeirinha em cima da cama e então saiu, não sei por quanto tempo ela ficou longe.

Neste meio tempo, Susannah deslizou da cadeirinha do carro e acabou sendo enforcada pelo cinto.

Não foi um acidente

O que aconteceu com minha filha não foi um acidente. Esta cuidadora da creche era uma pessoa treinada e que sabia que o sono seguro NÃO é na cadeirinha para carro, mas ela a usou mesmo assim, só por conveniência.

Se você conhece alguém ou se você mesma deixa seu bebê dormir na cadeirinha, pare de fazer isso. Não é só a questão do cinto, deixar o bebê dormir na cadeirinha não é seguro por uma série de outros motivos.

Bebês ainda não têm força suficiente no pescoço e podem asfixiar apenas porque seu pescoço acabou indo para o lado, em algo conhecido como asfixia postural (saiba mais aqui). A asfixia postural mata silenciosamente e rápido.

Por favor, façam algo por mim

Se você quer me ajudar a honrar a memória da minha filha, me ajude a garantir que outros bebês não percam a vida da mesma forma que ela. Se você tem um bebê, por favor não o deixe dormir na cadeirinha quando ele estiver fora do carro. Eu sei que é difícil, mas por favor, remova seu bebê da cadeirinha e o coloque em um lugar seguro, como o berço. E coloque o bebê para dormir com a barriga para cima e sem nada ao seu redor, nenhum bichinho de pelúcia, travesseiro ou protetor de berço.

Se você leva ou pretende levar seu bebê para a creche, por favor, certifique-se de que eles seguem as orientações para o sono seguro do bebê. Pergunte a creche sobre como são as sonecas dos bebês, peça para ver o espaço onde os bebês dormem e faça visitas surpresas para garantir que as orientações de sono seguro estão sendo seguidas.

Por favor, me ajude a honrar minha menininha e seus filhos também. Por favor, garanta que seu filho está tendo um sono seguro, no berço, de barriga pra cima, sem cobertores, travesseiros, protetores de berço, bichos de pelúcia e outros”.