Procura-se pessoas para abraçar e aquecer bebês prematuros

Quando bebês prematuros nascem, precisam de cuidados especiais adaptados; Essa atenção deve ser integral. Uma equipe médica é encarregada de satisfazer as necessidades que cada condição exige, mas há a parte emocional que também é muito importante para o desenvolvimento correto dessas crianças.

A realidade é que, tanto quanto eles desejam, nem sempre é possível que os pais do recém nascido estejam com o bebê 24 horas por dia. Por esse motivo, alguns hospitais, como o Hospital Geral de San Bonifácio em Minnipeg, Manitoba (Canadá), começaram a procurar abraçadores voluntários dispostos a cuidar, durante o tempo em que esses bebês estão sozinhos.

Esses voluntários são especialmente necessários quando se trata de bebês de mães viciadas. Isto é devido ao fato de que, no nascimento, sofrem com a síndrome da abstinência neonatal. Os voluntários são encarregados de dar calor humano e contato físico aos recém-nascidos pequenos, enquanto as mães são internadas em centros de reabilitação.

“Às vezes, os bebês são muito exigentes, mas depois de alguns minutos eles começam a relaxar”, disse a voluntária Lucette Parent, “Você pode dizer que eles respiram com mais facilidade. Somente por contato corpo a corpo, eles se acalmam e geralmente adormecem”.

De acordo com um estudo publicado na revista Biological Psychiatry, os bebês prematuros admitidos em terapia intensiva que são abraçados desde o nascimento têm melhores hábitos de sono e são mais atentos do que crianças que não foram abraçadas.

Outras pesquisas mostraram que a prática de abraçar bebês o maior tempo possível influencia o desenvolvimento das crianças. Além de mostrar os benefícios acima mencionados, as crianças abraçadas quando bebês apresentaram melhores habilidades de gerenciamento do estresse no momento em que atingiram os dez anos quando se encontraram em situações de ansiedade, como falar em público.

Agora você sabe, abraçar seu bebê tem benefícios incríveis para ele e para você. Na próxima vez que alguém lhe dizer para não pegá-lo demais, porque você o acostumará a seus braços, pergunte-lhe o que mais ele deveria se acostumar se não são os braços amorosos de sua mãe. Foi dentro de você os primeiros nove meses de sua vida, ele se acostumou com seus batimentos cardíacos e sua voz. Aproveite, viva, ame e abrace tanto quanto necessário.

1 comentário em “Procura-se pessoas para abraçar e aquecer bebês prematuros”

  1. Hoje, li sobre o voluntariado “abracadores de bebês” e busquei online informações atualizadas sobre o programa , especificamente no Brasil. Moro no Vale do Paraíba / SP e gostaria de atuar nesse programa. Teria uma referência direta para que eu entre em contato, claro, se houver alguma UTI neonatal próximo onde resido.

    Obrigada.

Comentários estão fechados.