O corpo da mulher se transforma para a chegada do bebê e também depois do parto. Muitas mulheres escolhem, inclusive, o parto cesárea com medo da transformação do corpo que pode acontecer no parto normal, especialmente na vagina.
Mas quais são as reais mudanças? É verdade que fica mais larga? Fica mais fraca? Pode prejudicar o prazer da mulher?
Vagina alarga após o parto
De acordo com a ginecologista Ana Lucia Beltrame, a vagina alarga para que o bebê possa passar e isso muda, de fato, a anatomia do órgão feminino permanentemente.
Algumas mulheres não notam a diferença, mas outras podem se incomodar com o menor atrito na penetração e ter o prazer prejudicado.
O que fazer para voltar a ter prazer?
Porém, há solução. A médica lembrou que é possível fazer exercícios físicos preparatórios para que a parte sexual garanta a mesma satisfação da mulher do que antes do parto.
A fisioterapia ginecológica, como é conhecida, também é muito importante para que os músculos do assoalho pélvico não sofram rupturas durante o nascimento do neném. Os exercícios de Kegel ajudam a musculatura a sobreviver ao parto, prevenindo e evitando problemas.
Portanto, o ideal é que comecem a ser praticados antes do parto, como preparação, e também após o nascimento do bebê. Um fisioterapeuta especializado na região pélvica é o profissional mais indicado para acompanhar este trabalho.
Thank you for your blog article.Really looking forward to read more. Will read on…
I appreciate you sharing this blog article. Much obliged.
I cannot thank you enough for the post.Really looking forward to read more. Cool.
Say, you got a nice blog post.Thanks Again.